sexta-feira, 28 de março de 2014

Dom de Línguas



"A oração em línguas é o único carisma voltado para a edificação pessoal"

A oração em línguas é um dom do Espírito Santo (1 Cor 12,10). São Paulo faz vária citações sobre esse carisma e sua importância para quem o põe em prática. Vemos o apóstolo delongar-se na instrução aos Coríntios sobre o uso do dom das línguas e na correção aos exageros que por vezes ocorriam; podemos perceber que esse era um dom usado com muita freqüência, um dom muito comum para eles e assim o foi, nos primórdios, para a Igreja.
Contudo, durante muito tempo esse dom ficou esquecido e ate parecia ter desaparecido do seio da Igreja, mas novamente essa forma de oração tem ganhado expressão e é cada vez mais comum a sua prática em meio a Renovação Carismática.
Quantas vezes nos vemos perdidos, sem saber como rezar? Faltam-nos as palavras. Outras vezes começamos a louvar a Deus e não somos capazes de permanecer sequer cinco minutos em Seu louvor. Outras, ainda, sentimos o coração quase sair do peito de tanta vontade de falar com o Senhor, mas toda palavra que nos chega á boca parece ser insuficiente.
É bom saber que não estamos sozinhos, o Espírito mesmo vem em auxilio à nossa fraqueza.
Porque não sabemos o que devemos pedir nem orar como convém, Ele mesmo se dispõe a orar em nós. Trata-se do próprio Deus, que habita em nossos corações, templos Seus, a orar em nós. Diz a Sagrada Escritura que Ele o faz com gemidos inefáveis, se maneira que a inteligência humana é incapaz de entender.
São gemidos, sílabas que se combinam de maneira inteligível, mas de grande significância. É Deus que, sendo Pai e conhecendo o nosso coração, quer nos levar a uma oração profunda.
Aquele que ora em línguas não diz coisas que a inteligência humana seja capaz de compreender; a sua oração brota do seu coração, do seu espírito, rumo ao coração de Deus; ninguém o compreende, nem mesmo ele próprio, porque diz coisas misteriosas sob a ação do Espírito Santo. Há aqui um obstáculo para as pessoas que racionalizam tudo em demasia. Essa oração é uma humilhação para a inteligência... Quantas pessoas ao orar em línguas perguntam a si mesmas se não estão fazendo papel de estúpidas, até mesmo se sentem ridículas por consentir em iniciar tal forma de oração. Contraditório seria entendê-la quando a Sagrada Escritura diz que não é possível fazê-lo.Há muitos que dizem não querer saber de dons, que a caridade lhes basta, como se esta se contrapusesse aos carismas e vice-versa. O Espírito Santo nos ensina: “Empenhai-vos em procurar a caridade. Aspirai igualmente os dons espirituais...” Devemos aspirar à caridade na mesma intensidade, da mesma forma e profundidade que os dons espirituais ( que acabam por ser uma operação da própria caridade).
Felizes são aqueles que se ariscam e se aventuram, mesmo quando os sentimentos contrariam a intenção de se lançar nessa maravilhosa experiência, já que aquele que assim reza edifica-se a si mesmo. Todos os outros carismas são para as outras pessoas; a oração em línguas é o único carisma voltado para a edificação pessoal. Convém não desperdiçar.
Extraido do livro: "Quando só Deus é a resposta"



domingo, 23 de março de 2014

Meditação - Vocação


- Anunciação do nascimento de Jesus

- Meditação: Lucas 1, 28 - 38



  A passagem de Lucas, nos retrata a atitude de Maria após ser surpreendida pelo Anjo Gabriel, por ter sido a escolhida entre todas as mulheres para ser a mãe do filho de Deus. Maria, a santissima virgem, não sabia o que dizer.
  Sempre que nos depararmos com o chamado de Deus em nossa vida para alguma vocação, a gente fica sem reação no inicio, igual a Nossa Senhora, mas quando percebemos que realmente é aquilo que Deus quer para nós, entramos em oração e dizemos o nosso SIM a Ele.

"Eu não mereci, mas Você me escolheu
Mudou minha vida ao escutar meu sim
Me fez decidir querer ser todo Teu..."

  Ao dizer o seu sim a Deus, você se torna uma pessoa que decidiu deixar tudo e seguir os passos Dele, pregando o evangelho a todas as nações, catequizando aqueles que não O conhece e estando sempre em oração por aqueles que necessitam de ajuda.

  Que através desta passagem, saibamos reconhecer o momento de dizer o nosso sim, quando Deus nos chamar a vida religiosa. Que possamos seguir Nossa Senhora como o maior exemplo.

Stephanie Alves





sexta-feira, 14 de março de 2014

Meditação: Jeremias 1, 4 - 10


  Na passagem de Jeremias, Deus nos demonstra o quão nos ama.
  Desde que Deus nos enviou para o seio materno, nós já éramos escolhidos, formados e consagrados para irmos ao mundo e anunciar o Evangelho.
  A nossa missão como cristãos, nada mas é, que sair e pregar o Evangelho a todas as nações.
  Como diz a música "Ide e Anunciai" da Eliana Ribeiro:

 "Não olhei o teu passado, nem os erros que cometeste,
Não te escolhi pelo que és, mas te escolhi porque em ti eu sou, Eu vou te purificar,cada vez que eu te enviar, pois, Te formei, te consagrei, chegou a hora minha luz vai brilhar em ti..."

  Deus não escolhe os capacitados,  Ele capacita os escolhidos. A cada vez que pensarmos em desistir de algo que nos faça íntimos de Deus, lembremos que somos capazes de ir e evangelizar, para todos que não conhece o nosso Criador.

  Todas as vezes que somos convidados para pregar a palavra de Deus, nós somos purificados pelo poder do Espírito Santo e enviados.


"Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança.Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor. E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios. Vê: dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares."


Stephanie Alves