A missa é composta por 4 partes
- Rito Inicial
- Liturgia da palavra
- Liturgia Eucarística
- Rito final
• Rito inicial
Os Ritos Iniciais são uma introdução para a Missa que vai ser celebrada. O objetivo é fazer com que os fiéis se preparem para comungar ideias e sentimentos.
Aqui se inicia uma dupla comunhão: uma comunhão com Deus e uma comunhão com os demais membros da comunidade.
Os Ritos Iniciais são:
>> Antífona de entrada
>> Saudação
>> Ato Penitencial
>> Glória
>> Oremos
• Liturgia da palavra
Na Missa os fiéis vão participar da Eucaristia, instituída por Jesus há 2.000 anos. Por isso, se a gente entender o que Jesus e os apóstolos pensavam naquele momento fica mais fácil entender os motivos que levaram Jesus ao sacrifício na cruz. É isso que as leituras procuram fazer.
Os atos da Liturgia da Palavra são:
>> Primeira Leitura
>> Salmo Responsorial
>> Segunda Leitura
>> Aclamação ao Evangelho
>> Evangelho
>> Homilia
>> Profissão de Fé
>> Oração Universal
• Liturgia Eucarística
A celebração eucarística é o supremo e mais belo ritual da Missa, reproduzindo com delicadeza o acontecimento central da Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia.
Os atos da Liturgia Eucarística são:
>> Preparação das oferendas
>> Oração sobre as oferendas
>> Oração Eucarística
>> Prefácio
>> Santo
>> Oração Eucarística
>> Ritos da Comunhão
>> Pai Nosso
>> Abraço da Paz
>> Fração do pão
>> Agnus Dei
>> Comunhão
• Rito Final
Por fim, a assembléia é despedida.
Nas missas celebradas em latim, o celebrante diz “Ite missa est”, o que significa algo como “Essa é a missão (a ser cumprida)”. Nas missas em português, o celebrante conclui dizendo “Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe”, com o mesmo sentido de liberar a assembléia para cumprir a missão que recebeu de levar aos povos a palavra de Deus.
Os atos do Rito Final são:
>> Vivência
>> Benção Final
Fonte: www.santamissa.com.br
Qual a importância da missa?
A missa é o nosso momento de vivência com Cristo.
É o momento do cristão ir ao encontro do Cristo Eucarístico.
Youcat 212 - Que designações tem a ceia de Jesus e que significam?
Distintos nomes designam este mistério insondável: Santo Sacrifício, Santa Missa, Missa Sacrificial, Ceia do Senhor, Fracção do Pão, Assembléia Eucarística, Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição, Santa e Divina Liturgia, Sagrados Mistérios, Sagrada Comunhão. [1328, 1332]
Santo Sacrifício, Santa Missa, Missa Sacrificial: o singular sacrifício de Jesus, que leva à plenitude todos os sacrifícios, torna-se presente na celebração eucarística. A Igreja e os crentes inserem-se com a sua própria entrega no sacrifício de Cristo. A palavra Missa provém da fórmula de despedida em língua latina Ite missa est, que significa "Ide, sois enviados!"
Ceia do Senhor: cada celebração eucarística continua a ser a única ceia que Jesus celebrou com os Seus discípulos e simultaneamente a antecipação da ceia que o Senhor celebrará com os remidos no fim dos dias. Não somos nós que fazemos a celebração litúrgica; é o Senhor que nos chama a ela, onde está misteriosamente presente.
Fracção do Pão: a "fracção do pão" era um antigo banquete ritual que Jesus aproveitou por ocasião da Última Ceia, para exprimir a Sua entrega "por nós" (Rm 8, 32). Não "fracção do pão", os discípulos reconheceram-nO após a ressurreição. A comunidade primitiva designava as suas celebrações eucarísticas por "fracção do pão".
Assembleia Eucarística: a celebração da Ceia do Senhor é também uma assembleia de "ação de graças", na qual a Igreja encontra a sua expressão.
Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição: na celebração eucarística, não é a comunidade que é celebrada; antes, ela descobre e celebra de um modo sempre novo a passagem de Cristo à Vida, por meio do sofrimento e da morte.
Santa e Divina Liturgia, Santos Mistérios: na celebração eucarística unem-se, numa única festa, a Igreja celeste e a terrestre. Porque os dons eucarísticos em que Cristo está presente são, em certa medida, o que de mais santo se encontra no mundo, fala-se também do Santíssimo Sacramento.
Sagrada Comunhão: porque na Santa Missa nos unimos a Cristo, e n'Ele nos unimos uns aos outros, fala-se de Sagrada Comunhão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário