segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Assistir ou participar da Missa?
Vejo muitos paroquianos dizendo que vão assistir a missa.
Desde sempre, as pessoas cometem um erro, que para acertamos é necessário conhecimento e atenção.
Hoje em dia, as pessoas tem a mania de dizer que assistirá à missa, o ato de assistir dá o sentido de que você só está assistindo e está inativo daquele momento.
Então, o certo é participar, você está naquele momento presente em uma celebração eucarística.
Eu sei que a igreja nos convida a participar, até porque o ato de comungar é a maior participação da santa missa.
Assistir vem do ato de ver algo - Participar pode ser compreendido como uma ação ativa
O correto, é "Eu irei participar da missa", porque? Participar vem do ato de estar ativo e presente daquele momento. Estar participando da missa, é estar louvando, agradecendo, cantando e comungando do corpo e sangue de Cristo, ali presente. Muita das vezes as pessoas estão ativas e inativas, por que existem pessoas que pode estar presente na missa, mas pode não estar prestando atenção no que está sendo passado, principalmente na homilia. A homilia é o momento catequético da Santa Missa, momento em que o padre se dirigi aos fieis e prega o evangelho.
Stephanie Alves
O Amor de Deus
O amor que sentimos, foi por que Deus nos concedeu, para com que amemos o nosso próximo, mas também não devemos esquecer do amor Dele.
Deus nos ama e nos fez imagem e semelhança dele. Muitas pessoas, esquecem nos momentos difíceis, que por mais que ninguém te ame, que por mais que você sofra perseguição, Deus te ama e te protege, sem a gente perceber.
Temos mania de querer que as pessoas e até mesmo Deus, nos dê uma prova de amor. Não basta, Ele ter enviado o único filho Dele para morrer por nós? Não basta sermos imagem e semelhança Dele? Não basta sermos milagres?
Pare e reflita sobre essas perguntas e veja se você está dando o valor que Deus merece, se você está amando o seu próximo mesmo ele tendo raiva de você, se você está perdoando as pessoas.
Se somos imagem e semelhança de Deus, por que ter ódio de alguém, ter mágoa, rancor, ter orgulho dentro de si? Deus por acaso, tem esses sentimentos por nós, que somos pecadores?
Youcat 2 - Porque Deus nos criou?
Deus criou-nos por livre e desinteressado amor. [1-3]
Quando uma pessoa ama, o seu coração transborda. Ela deseja partilhar a sua alegria com os outros. Nisso ela parece-se com o seu Criador. Embora Deus seja um mistério, podemos pensá-lo de um modo humano e dizer: Ele criou-nos a partir do "excesso" do Seu amor. Ele queria partilhar a Sua infinita alegria conosco, criaturas do Seu amor.
"Deus é amor." 1 Jo 4,16b
Leia a passagem: João 15 - 9,17
Stephanie Alves
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Reflexão de Lucas 1, 46 - 55
"E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
51. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre."
No evangelho de São Lucas, nos demonstra o quão Deus é poderoso em nossas vidas, da mesma forma que ele encheu a Virgem Maria com o Espírito Santo, Ele também envia o mesmo para cada um de nós.
Somos convidados a estar todos os dias com Deus, através da oração, da missa, e a cada dia temos que dar glórias e louvores, para aquele que nos ajuda a recomeçar, a nos levantar quando caímos em nossa caminhada. Muita das vezes, deixamos o orgulho tomar conta de nós, fechamos os nossos corações para Deus. Deus deu livre arbítrio, mas as pessoas não sabem usa-lo da forma correta, faz o que quer, na hora que bem entende. A nossa vida é monitorada por Deus, e todos os dias, Deus nos enche com o Espírito Santo, para que possamos sempre seguir no caminho da verdade, fortes, iluminados e muita gente não dá valor para essa grande graça, para essa grande benção e acabam se perdendo. Nunca deixe de clamar o Espírito Santo: "Vem Espírito Santo, sobre a minha vida" e vai clamando e pedindo.
O que seria de nós sem Deus? Se Deus não existisse, estaríamos aqui presente? Por que não acreditar que o Espírito Santo age em nós?
Está na hora de refletirmos sobre estas perguntas, que muita das vezes até eu me pergunto. Somos cristãos, por que Deus quis isso para a nossa vida. Mas o cristão é aquele que acredita em Cristo, crer que Cristo Ressuscitou, crer que somos inundados pelo Espírito Santo. E é esse mesmo Espírito Santo que nos torna fortes diante de qualquer tribulação.
"E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos 2:4)
Stephanie Alves
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Parte a parte da Santa Missa
A missa é composta por 4 partes
- Rito Inicial
- Liturgia da palavra
- Liturgia Eucarística
- Rito final
• Rito inicial
Os Ritos Iniciais são uma introdução para a Missa que vai ser celebrada. O objetivo é fazer com que os fiéis se preparem para comungar ideias e sentimentos.
Aqui se inicia uma dupla comunhão: uma comunhão com Deus e uma comunhão com os demais membros da comunidade.
Os Ritos Iniciais são:
>> Antífona de entrada
>> Saudação
>> Ato Penitencial
>> Glória
>> Oremos
• Liturgia da palavra
Na Missa os fiéis vão participar da Eucaristia, instituída por Jesus há 2.000 anos. Por isso, se a gente entender o que Jesus e os apóstolos pensavam naquele momento fica mais fácil entender os motivos que levaram Jesus ao sacrifício na cruz. É isso que as leituras procuram fazer.
Os atos da Liturgia da Palavra são:
>> Primeira Leitura
>> Salmo Responsorial
>> Segunda Leitura
>> Aclamação ao Evangelho
>> Evangelho
>> Homilia
>> Profissão de Fé
>> Oração Universal
• Liturgia Eucarística
A celebração eucarística é o supremo e mais belo ritual da Missa, reproduzindo com delicadeza o acontecimento central da Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia.
Os atos da Liturgia Eucarística são:
>> Preparação das oferendas
>> Oração sobre as oferendas
>> Oração Eucarística
>> Prefácio
>> Santo
>> Oração Eucarística
>> Ritos da Comunhão
>> Pai Nosso
>> Abraço da Paz
>> Fração do pão
>> Agnus Dei
>> Comunhão
• Rito Final
Por fim, a assembléia é despedida.
Nas missas celebradas em latim, o celebrante diz “Ite missa est”, o que significa algo como “Essa é a missão (a ser cumprida)”. Nas missas em português, o celebrante conclui dizendo “Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe”, com o mesmo sentido de liberar a assembléia para cumprir a missão que recebeu de levar aos povos a palavra de Deus.
Os atos do Rito Final são:
>> Vivência
>> Benção Final
Fonte: www.santamissa.com.br
Qual a importância da missa?
A missa é o nosso momento de vivência com Cristo.
É o momento do cristão ir ao encontro do Cristo Eucarístico.
Youcat 212 - Que designações tem a ceia de Jesus e que significam?
Distintos nomes designam este mistério insondável: Santo Sacrifício, Santa Missa, Missa Sacrificial, Ceia do Senhor, Fracção do Pão, Assembléia Eucarística, Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição, Santa e Divina Liturgia, Sagrados Mistérios, Sagrada Comunhão. [1328, 1332]
Santo Sacrifício, Santa Missa, Missa Sacrificial: o singular sacrifício de Jesus, que leva à plenitude todos os sacrifícios, torna-se presente na celebração eucarística. A Igreja e os crentes inserem-se com a sua própria entrega no sacrifício de Cristo. A palavra Missa provém da fórmula de despedida em língua latina Ite missa est, que significa "Ide, sois enviados!"
Ceia do Senhor: cada celebração eucarística continua a ser a única ceia que Jesus celebrou com os Seus discípulos e simultaneamente a antecipação da ceia que o Senhor celebrará com os remidos no fim dos dias. Não somos nós que fazemos a celebração litúrgica; é o Senhor que nos chama a ela, onde está misteriosamente presente.
Fracção do Pão: a "fracção do pão" era um antigo banquete ritual que Jesus aproveitou por ocasião da Última Ceia, para exprimir a Sua entrega "por nós" (Rm 8, 32). Não "fracção do pão", os discípulos reconheceram-nO após a ressurreição. A comunidade primitiva designava as suas celebrações eucarísticas por "fracção do pão".
Assembleia Eucarística: a celebração da Ceia do Senhor é também uma assembleia de "ação de graças", na qual a Igreja encontra a sua expressão.
Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição: na celebração eucarística, não é a comunidade que é celebrada; antes, ela descobre e celebra de um modo sempre novo a passagem de Cristo à Vida, por meio do sofrimento e da morte.
Santa e Divina Liturgia, Santos Mistérios: na celebração eucarística unem-se, numa única festa, a Igreja celeste e a terrestre. Porque os dons eucarísticos em que Cristo está presente são, em certa medida, o que de mais santo se encontra no mundo, fala-se também do Santíssimo Sacramento.
Sagrada Comunhão: porque na Santa Missa nos unimos a Cristo, e n'Ele nos unimos uns aos outros, fala-se de Sagrada Comunhão.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
A pessoa de Jesus
Deus nos convida a sermos íntimos dele. Quando estamos sofrendo por causa de algum problema,
Ele nos pede que olhemos para o filho Dele, que morreu na cruz para nos salvar e não reclamou de nada.
Dos mesmos ensinamentos que Deus deu a Jesus, Ele também quer nos dar, basta deixarmos que Ele aja em nós. Deus na hora de criar todas as criaturas, nos deu livre arbítrio, para fazermos o que quisermos com nossas vidas, mas muitos não sabem dar valor ao livre arbítrio recebido.
Jesus, em seus trajetos percorridos, encontrou várias pessoas leprosas, pobres, cheias de problemas e Ele fez milagres, até mesmo nos pecadores que não acreditavam que Ele era o filho de Deus.
Por que não acreditar em Jesus? Por que não acreditar naquele que nos salvou?
É uma das perguntas, que temos que ver e perceber se estamos dando o devido valor, para com aquele que realmente merece.
Jesus não morreu atoa, Ele morreu para nos salvar e esta é a maior prova de amor que alguém poderia nos dar.
"Cuide bem de quem você ama, pois tudo pode se perder em menos de um segundo"
Dê valor ao Cristo Jesus, pois Ele não está morto, Ele está vivo. Aonde? Na Eucaristia. Comungue todo Domingo e nunca deixe de receber esse Jesus de coração aberto, pois Ele te ama.
Stephanie Alves
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Reflexão do Salmo 28 - 8
"A voz do Senhor abala o deserto.
O Senhor faz tremer o deserto de Cades."
Deus nos demonstra que não estamos sozinhos aqui na Terra.
O deserto, foi aonde o Diabo tentou a vida de Jesus Cristo em sua jornada. Nós, cristãos, somos como Jesus, somos convidados a fazer uma jornada rumo a santidade, mas temos que caminhar preparados, pois o inimigo nos tentará de todas as formas, querendo que provemos a Ele que somos filhos de Deus.
O mundo é um deserto, que em nossa caminhada, encontraremos drogas, bebidas alcoólicas, prostituições e tantas outras coisas que possam nos afastar de Deus. Por isso, que o vício é um pecado, Deus nos pede que não nos viciemos, porque Ele já sabia que na hora que passássemos por alguma tribulação, iriamos nos socorrer naquilo que não O agrada e acabaríamos pecando.
Todas as vezes, que o inimigo tentar fazer com que você se afaste de Deus, recorra e peça proteção, força e coragem ao Pai, pois Ele abala até mesmo aquele que nos persegue.
Stephanie Alves

segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Namoro Santo (Discernimento) - Amizade
Deus, criou o homem e a mulher, essa união desde sempre foi abençoada por Ele.
"A primeira coisa é deixar esse tempo de intensas emoções passar. Deixar que o tempo seja o nosso melhor amigo e nos mostre a vontade de Deus para esse relacionamento. Só quando a poeira das emoções fortes abaixa é que conseguimos enxergar as coisas como realmente são. Depois disso vemos a pessoa como verdadeiramente ela é, sem impressões imediatistas, percebendo seus defeitos e reforçando as suas qualidades. É nesse momento que vamos parar, ponderar e, muito sinceramente, buscar em Deus uma resposta, para só então agir."
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11924
Antes, da união de duas pessoas, dali nasceu uma amizade. Um verdadeiro amigo de fé é aquele está ao nosso lado em todos os momentos bons e ruins. Temos um defeito muito grande, de achar que aquela pessoa que acabamos de conhecer é nosso amigo ou namorado, mas temos que aprender que tudo é no tempo de Deus e questão de discernimento.
Discernimento: Biblicamente, o discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.
"Todo homem prudente age com discernimento, mas o insensato põe em evidência sua loucura." (Provérbios 13,16)
Passagem de Eclesiastes 6, 14 - 17
14. Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.
15. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.
16. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.
17. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.
No catolicismo, temos o tempo de Discernimento no namoro para que ele se torne Santo.
O Sentido de ser Cristão
- Viver em Cristo
- Viver com Cristo
- Viver para Cristo
A vida de um cristão é viver em comunhão com Deus em todos os momentos.
Ser cristão é aquele que crê e tem fé em Deus na vida.
Cristão é ser discípulo de Deus, caminhar pelo caminho da verdade, sempre rumo a santidade. Saber pedir quando necessitar de força, sabedoria, paciência, pois quando se pede com Fé e vontade, Deus age através do Espírito Santo.
Cristão é saber testemunhar o amor de Deus ao próximo, é saber deixar o orgulho de lado e ajudar os mais necessitados.
Ser Cristão, é saber amar o sofrimento, pois Deus não nos da uma cruz maior do que não conseguimos carregar e Ele não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
Youcat 130 - São também nossas irmãs e irmãos os cristões não-católicos?
Todos os batizados pertencem à Igreja de Jesus Cristo. Portanto, também os batizados que se acham separados da total comunhão da Igreja Católica são com razão chamados cristões e são, assim, nossas irmãs e irmãos.
As divisões da única Igreja de Cristo aconteceram por causa de adulterações do ensinamento de Cristo, erros humanos e escasso espírito de reconciliação - na maioria das vezes, por parte dos representantes de ambos os lados. Os cristãos atuais não tem nenhuma culpa dos cismas históricos da Igreja. O Espírito Santo age também nas comunidades eclesiais separadas da Igreja Católica, em benefício da salvação das pessoas. Todos os dons aí existentes, como a Sagrada Escritura, os Sacramentos, a fé, a esperança, o amor e os outros Carismas, provêm de Cristo. Onde vive o Espírito de Cristo há uma dinâmica interior no sentido de uma "reunificação", porque o que pertence a todos quer crescer com todos.
Stephanie Alves
Assinar:
Comentários (Atom)






